Presidente do CNJ conversa com alunos de Porto Alegre sobre mudanças climáticas e IA

Durante uma visita a Porto Alegre nesta sexta-feira (16/8), o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, encontrou-se com alunos do ensino médio do Instituto de Educação General Flores da Cunha, uma escola estadual. A cidade ainda está em processo de reconstrução após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio.
Barroso proferiu uma palestra motivacional sobre como alcançar uma vida feliz e plena. Ele também discutiu as recentes transformações tecnológicas no Brasil e no mundo, além das mudanças climáticas que têm causado eventos extremos no Sul do país.
O ministro destacou para os alunos os desafios que a inteligência artificial trará para as próximas gerações e a importância do uso ético dessa tecnologia.
Sobre o aquecimento global, Barroso mencionou que as enchentes foram resultado das mudanças climáticas extremas. “Estamos enfrentando as consequências das ações humanas em todo o planeta, que estão causando o aquecimento global.” Ele defendeu o uso de fontes alternativas de energia, como a eólica e a solar, para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e proteger os direitos das gerações atuais e futuras. “O que vimos no Rio Grande do Sul mostra que os direitos das gerações atuais já estão sendo impactados.”
Durante seu discurso, Barroso compartilhou histórias de seu passado e ofereceu conselhos aos jovens: “Não importa o que esteja acontecendo ao seu redor, você não pode controlar as ações dos outros, mas pode fazer o seu melhor. Seja bom e correto, mesmo quando ninguém estiver olhando.” O presidente do STF também assistiu à apresentação da Orquestra Jovem do Maestro Davi Coelho, que tocou uma música regional gaúcha e o clássico “Aquarela do Brasil”.