Justiça negociada no âmbito penal é tema do podcast “Integridade em Foco”

O 12º episódio do podcast Integridade em Foco está no ar a partir desta terça-feira, 17 de dezembro, encerrando uma série de três programas dedicados ao tema da Justiça Negociada. O convidado desta edição é o subprocurador-geral da República Alexandre Camanho, coordenador da 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (MPF), responsável por ações de combate à corrupção e à improbidade administrativa.
Produzido pela Comissão de Defesa da Probidade Administrativa (CDPA) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o podcast busca fomentar discussões sobre o papel das instituições na promoção da integridade pública. Apresentado pela conselheira Cíntia Brunetta, presidente da Comissão, o episódio contou com a participação do membro auxiliar e coordenador da CDPA, João Santa Terra Júnior.
Durante a conversa, Camanho destacou os avanços proporcionados pela Justiça Negociada no âmbito penal, como a agilidade na persecução penal tanto para o investigado quanto para o sistema de justiça. Entre outros tópicos, ele abordou os benefícios do Acordo de Não Persecução Penal e os impactos positivos da colaboração premiada, que permite que os réus voluntariamente colaborem com a investigação em troca de benefícios.
No episódio anterior, o promotor de Justiça de São Paulo Landolfo Andrade discutiu os desafios e benefícios do Acordo de Não Persecução Cível (ANPC), destacando a colaboração do infrator nas investigações e as dificuldades no monitoramento da execução desses acordos pelos Ministérios Públicos.
Todos os episódios do Integridade em Foco estão disponíveis nas plataformas Spotify, Deezer e no canal do CNMP no YouTube.
Integridade em Foco
O podcast, lançado pelo CNMP em 27 de agosto, visa a aprofundar o debate sobre a atuação do Ministério Público na defesa da probidade e combate à corrupção. Com um público diversificado, incluindo membros do MP, magistrados, juristas e advogados, cada tema do programa é abordado em três episódios de 30 minutos. A primeira temporada tratou do tema “Defesa da Probidade no Combate à Corrupção”, a segunda falou do papel do Tribunal de Contas da União, e a terceira discutiu a importância da CGU no tema. É possível assistir às séries anteriores no Spotify, Deezer e no canal do CNMP no YouTube.