CJF expõe projetos inovadores em estande no ExpoJud 2024

O Conselho da Justiça Federal (CJF) participa, a partir desta terça-feira (15), do Congresso de Tecnologia, Inovação e Direito para o Ecossistema de Justiça (ExpoJud) 2024. O evento, realizado em Brasília (DF) até quinta-feira (17), chega à oitava edição e conta, pela primeira vez, com um estande do Laboratório de Inovação (Ipê Lab) do CJF. O espaço apresenta nove projetos inovadores do Conselho, que destacam o comprometimento do Órgão com o aperfeiçoamento de processos de trabalho e prestação jurisdicional.
Confira abaixo cinco iniciativas do CJF expostas no congresso, com foco em comunicação institucional, gestão de processos, capacitações, soluções tecnológicas e sustentáveis. Os demais projetos que compõem o portfólio de inovações do Órgão no ExpoJud 2024 serão divulgados amanhã (16).
Conheça os projetos
Uma das iniciativas expostas é o projeto desenhando a história, desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social (ASCOM/CJF). A série de vídeos animados foi criada em homenagem aos 35 anos de instalação dos Tribunais Regionais Federais (TRFs), com o objetivo de retratar decisões emblemáticas dos Tribunais das 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Regiões. Com 35 episódios, cada um com 35 segundos de duração, a produção aborda julgamentos históricos que moldaram o panorama jurídico do Brasil. Criados no estilo stop motion, os vídeos foram desenhados à mão, quadro a quadro, oferecendo narrativa visual única que atraiu ampla atenção nas redes sociais, destacando-se como exemplo de inovação em comunicação. Assista à série.
Outro destaque é o Sistema de Gestão de Processos e Riscos (SGPR), da Secretaria de Estratégia e Governança (SEG). Criado na linguagem Oracle Apex, o SGPR é uma ferramenta que apoia gestoras e gestores no controle dos processos de trabalho e na gestão de riscos. Com interface que oferece visão sistêmica dos processos, o recurso permite que cada etapa seja monitorada, desde a inserção de informações básicas até a análise de riscos e fraquezas identificadas. O grande diferencial do SGPR é integrar todas as fases da gestão de riscos em plataforma única, o que facilita o monitoramento contínuo e a rastreabilidade de informações.
A SEG também é a desenvolvedora do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), que reflete o compromisso do CJF com a sustentabilidade. Desde 2022, o Órgão realiza um levantamento das emissões corporativas, seguindo normas e padrões internacionais. As informações coletadas, essenciais para a elaboração de planos de mitigação das emissões, são submetidas a auditorias independentes e publicadas no Registro Público de Emissões (RPE), garantindo transparência e confiabilidade dos dados. Os relatórios dos inventários, premiados com o selo ouro de qualidade do Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG), estão disponíveis no Observatório da Estratégia da Justiça Federal.
Mais um projeto relevante é a Trilha de Desenvolvimento Gerencial, da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), que torna mais flexível, dinâmico e efetivo o processo de desenvolvimento gerencial no CJF, por meio de cinco estações: passaporte gerencial; desenvolvimento de equipes; planejamento do trabalho; produtividade; e criatividade. Em cada uma, há ações educacionais disponíveis em variadas estratégias de aprendizagem, como cursos, workshops, livros, filmes e vídeos. Todo o corpo funcional do Conselho está convidado a transitar na trilha e a realizar capacitações, considerando as prioridades de desenvolvimento identificadas.
Por fim, o Sistema VotaJud, do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), modernizou a forma de votação durante as jornadas de Direito. O sistema, inteiramente digital, permite que participantes votem em proposições de enunciados a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, independentemente da localização. O VotaJud eliminou o antigo processo manual, trazendo mais economia, segurança, celeridade e transparência às votações. A solução já foi implementada em outras instituições, como o Senado Federal, por meio de termos de cooperação técnica, e pode ser usada em diversos eventos interativos. Confira o tutorial de uso do VotaJud.