Conselho conclui apresentação de projetos inovadores no ExpoJud 2024

O Conselho da Justiça Federal (CJF) encerrou, na quinta-feira (17), a participação no Congresso de Tecnologia, Inovação e Direito para o Ecossistema de Justiça (ExpoJud) 2024. O estande do CJF, representado pelo Laboratório de Inovação (Ipê Lab) do Conselho, exibiu, de 15 a 17 de outubro, nove iniciativas inovadoras desenvolvidas pelas unidades do CJF voltadas ao aperfeiçoamento dos processos de trabalho e à melhoria da prestação jurisdicional na Justiça Federal.
Os projetos apresentados pelo CJF chamaram a atenção do público e tiveram boa receptividade. Entre as pessoas que se dedicaram a conhecer as realizações do Órgão esteve o servidor do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) Rafael Chinchilla, que elogiou a relevância do Guia de Linguagem Simples. “A proximidade da linguagem descomplicada é fundamental para aproximar a justiça da população. A linguagem jurídica, muitas vezes, é complexa e assustadora, e ter um guia que facilite a compreensão, por exemplo, de uma decisão judicial, é essencial para a sociedade. O Judiciário tem o dever de se fazer entender”, afirmou.
O evento proporcionou trocas de experiências e de conhecimento com tribunais e demais órgãos presentes, que compartilharam sua diversidade e suas ideias. A diretora do Ipê Lab, Miliany Santos Meguerian, destacou a importância do encontro para disseminar e estimular práticas que auxiliem na excelência da prestação jurisdicional: “Além de termos aprendido muito com as outras instituições, tivemos a oportunidade de divulgar amplamente o trabalho do CJF”.