ExpoJud 2024: conheça mais quatro projetos inovadores do CJF apresentados no congresso

O Conselho da Justiça Federal (CJF), por intermédio do Laboratório de Inovação (Ipê Lab), segue sua participação no Congresso de Tecnologia, Inovação e Direito para o Ecossistema de Justiça (ExpoJud) 2024, destacando mais quatro das nove iniciativas inovadoras em seu estande. O evento, que acontece até quinta-feira (17), em Brasília (DF), reúne projetos de transformação digital e soluções inovadoras no âmbito da Justiça.
Conheça abaixo os projetos que estão expostos pelo CJF no ExpoJud 2024 e que tratam de contratações públicas, soluções tecnológicas, comunicação fácil e inclusiva, entre outros temas.
Projetos em destaque
No ExpoJud 2024, o Conselho apresenta a instituição da governança das contratações compartilhadas no âmbito da Justiça Federal, regulamentada pela Resolução CJF n. 842/2023. A iniciativa, aplicada pela Secretaria de Administração (SAD), visa à economia de processos e recursos ao centralizar, em um único plano compartilhado, as contratações do CJF, dos Tribunais Regionais Federais (TRFs) e das Seções Judiciárias, proporcionando mais eficiência, transparência e economia às contratações públicas. O impacto dessa medida pode ser acompanhado pelos painéis gerenciais do Plano de Contratações Anual e do Plano de Contratações Compartilhadas.
Outro projeto relevante é o Sistema Coopera, implementado em 2020 pelo Centro de Cooperação Jurídica Internacional (CECINT) e pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Conselho. A plataforma automatizada auxilia as varas federais em todo o Brasil na elaboração de pedidos de cooperação internacional e na tradução de documentos, permitindo a gestão de todas as etapas da solicitação. Além de simplificar o trâmite dos pedidos, o sistema otimiza a gestão orçamentária do CECINT, oferecendo controle e transparência dos serviços executados pelos tradutores credenciados.
Em termos de acessibilidade e orientação ao público, o CJF expõe a cartilha Tudo sobre Precatórios, produzida pela Secretaria de Estratégia e Governança (SEG). Elaborada em linguagem simples e direta, a cartilha visa esclarecer dúvidas recorrentes sobre o recebimento de precatórios, especialmente em relação aos valores retidos ou acumulados. A iniciativa fez parte de uma campanha do Conselho, em parceria com os TRFs, para conscientizar a população sobre o processo de recebimento desses recursos e alertar contra fraudes e golpes. O material está disponível no site do CJF.
Por fim, a SEG apresenta o Guia de Linguagem Simples, que oferece técnicas e orientações para que servidoras, servidores, magistradas e magistrados do CJF possam aplicar a linguagem simples nas comunicações diárias. O objetivo é melhorar a compreensão de textos e fortalecer o relacionamento institucional com a sociedade, de acordo com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A ferramenta é um recurso importante para garantir que informações transmitidas pelo Conselho sejam compreendidas por todas as pessoas, democratizando o acesso ao conhecimento. Acesse o guia.