Sexto episódio de “Integridade em Foco” encerra a segunda série com foco na atuação do TCU na defesa da probidade

sexto e último episódio da segunda série do podcast “Integridade em Foco” tem como entrevistado Hamilton Capuno Delfino Silva, secretário-adjunto de Informações Estratégicas e Inovação do Tribunal de Contas da União (TCU). O episódio, que entra no ar hoje, 8 de outubro, encerra a temporada que vem abordando o papel do TCU na defesa da probidade administrativa, na prevenção e no combate à corrupção.

Com produção da Comissão de Defesa da Probidade Administrativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o podcast é apresentado pela conselheira Cíntia Brunetta, presidente da Comissão. O objetivo é aprofundar o debate sobre a atuação das instituições na promoção da integridade pública.

Entre os temas discutidos por Delfino estão os esforços do TCU para aprimorar a integridade da administração pública federal e a comunicação eficaz com os gestores e a sociedade. O entrevistado também destacará a busca por uma linguagem simples e acessível, que facilite o entendimento das ações do tribunal pela população, além do fortalecimento das redes de controle nos estados.

Outros pontos importantes do episódio incluem a atuação do TCU na produção de informações estratégicas, as ferramentas de análise de risco utilizadas pelo tribunal e como a instituição busca equilibrar a transparência necessária para a fiscalização com as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

No último episódio, o programa recebeu o presidente do TCU, Ministro Bruno Dantas, que falou sobre as prioridades de sua gestão e os desafios enfrentados pelo tribunal na atualidade.

Integridade em Foco

O podcast, lançado pelo CNMP em 27 de agosto, visa aprofundar o debate sobre a atuação do Ministério Público na defesa da probidade e combate à corrupção. Com um público diversificado, incluindo membros do MP, magistrados, juristas e advogados, cada tema do programa é abordado em três episódios de 30 minutos. A primeira temporada tratou do tema “Defesa da Probidade no Combate à Corrupção” e está disponível no SpotifyDeezer e no YouTube do CNMP.

Foto: Leonardo Prado (Secom/CNMP)