Corregedor nacional conhece políticas públicas da Secretaria da Mulher do DF

O corregedor nacional do Ministério Público, conselheiro Ângelo Fabiano Farias da Costa, e a coordenadora de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional, Karina Rocha, tiveram a oportunidade de debater políticas públicas do Distrito Federal direcionadas às mulheres com a secretária da Mulher, Giselle Ferreira. O encontro ocorreu em visita à Secretaria, na terça-feira, 24 de setembro. A defesa da mulher é uma das temáticas adotadas pela Corregedoria Nacional na pauta de promoção dos direitos fundamentais.
Na oportunidade, foi mencionado o projeto “Acolher”, que oferece suporte financeiro e emocional a órfãos do feminicídio, por meio de auxílio mensal de um salário-mínimo e acompanhamento psicossocial semanal, dentre outras iniciativas. O projeto será visitado pelo corregedor nacional e membros de sua equipe no próximo dia 10 de outubro.
Correições
Na atual gestão, a Corregedoria Nacional tem realizado correições ordinárias nos Ministérios Públicos estaduais. No decorrer das atividades correicionais, o corregedor nacional participa de reuniões com governadores e secretários de Estado, com o objetivo de fortalecer a parceria interinstitucional e fomentar a implementação de políticas públicas em benefício da sociedade.
São realizadas correições nas promotorias de justiça, núcleos, grupos, centros de apoio e congêneres com atuação nas áreas de defesa da mulher em situação de violência doméstica e familiar; na prevenção e no enfrentamento à discriminação de raça e diversidade; no combate à violência contra a população LGBTQIAPN+; na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, da infância e juventude e da educação infantil, bem como nas promotorias com atribuição em crimes praticados contra crianças e adolescentes. A finalidade é verificar a regularidade e a qualidade da atuação ministerial.